No quadro das negociações para instalação da fábrica de montagem de veículos da marca Volkswagen na Zona Económica Especial Luanda-Bengo, o Presidente do Grupo Volkswagen na África Subsariana e na África do Sul, o alemão Thomas Schaefer, realizou a sua primeira visita à Angola. Em Luanda, além de ter visitado o espaço proposto para a implantação da unidade com a linha de montagem, o executivo da Volkswagen reuniu-se com responsáveis do Ministério dosTransportes, da AIPEX e da ZEE EP. Thomas Schaefer participou também no 8º Fórum Empresarial Alemanha- Angola, enquadrado na visita à Angola da Chanceler Alemã, Ângela Merkel.
O Grupo Volkswagen África do Sul é uma subsidiária da Volkswagen Aktiengessellschaft (VWAG) na Alemanha. Só em 2019, produziu mais de 161,954 viaturas, tendo alcançado o maior recorde de todos os tempos da empresa na África do Sul. Dos 161,954 veículos, 108,422 foram produzidos para exportação e 53,532 para o mercado Sul Africano. A empresa emprega mais de 4,000 pessoas na sua fábrica em Port Elizabeth, África do Sul.
Para o gestor António Henriques da Silva, “o investimento que a Volkswagen se propõe em realizar no nosso país virá contribuir em grande medida para a diversificação da nossa economia, criação de empregos e alavancar, principalmente o sector automóvel, tornando a sua oferta mais variada. Estamos a falar de uma indústria com ramificações noutras, que passando a existir contribuirão para criação de novas oportunidades de negócios para empreendedores nacionais, com impacto positivo na nossa economia, na transferência de tecnologia e de know-how “, realçou.