O plano de privatização (total ou parcial) de algumas empresas públicas, em curso no País, vai abranger algumas fábricas adstritas à Sonangol Industrial (SIIND), instaladas na Zona Económica Especial Luanda-Bengo.
No quadro deste processo, a secretária de Estado para as Finanças e Tesouro, Vera Daves, visitou esta quinta-feira, 14 de Fevereiro, a Zona Económica Especial Luanda-Bengo, para avaliar a situação actual das unidades industriais da SIIND, cujo processo está a ser conduzido pelo Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE).
Durante a visita, Vera Daves que se fez acompanhar do Presidente do Conselho de Administração da ZEE-EP, António Henriques da Silva e administradores, constatou o funcionamento das indústrias de transformação de vidro (Univitro), a de Argamassa (Juntex), de Cartonagem e de absorventes (Absor).
As indústrias de produtos de higiene e detergentes ( Indugidet), de cobertores( Coberlen) e a de sacos de cimento (Saciango), foram outras unidades fabris inspeccionadas pela secretária de Estado das Finanças e Tesouro, Vera Daves.
Lembrar que, o Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE), com base no Despacho Presidencial nº 77/18, de 04 de Julho, tornou público, recentemente, o início do processo de venda das sete unidades industriais acima referenciadas, integradas na ZEE-EP.
A ZEE-EP é uma zona com infra-estruturas criadas no âmbito do plano de industrialização e diversificação da economia nacional, aberto para o investimento público e privado, nacional e estrangeiro.