O Presidente da República, João Lourenço, visitou ontem, numa longa jornada de campo, as unidades industriais da Zona Económica Especial (ZEE), para inteirar-se do seu funcionamento, constrangimentos e desafios para o futuro.
A ZEE, com 8 mil hectares e uma área infra-estruturada de 421 hectares correspondendo a 98 lotes, tem hoje um total de 163 unidades industriais, das quais 79 estão em fase de implementação em sectores de actividade como das bebidas, alimentação, materiais eléctricos, montagem de automóvel, mobiliário, materiais hospitalares, higiene e limpeza, entre outras.
A Sonangol Investimentos Industriais (SIIND), que funciona como um veículo de coordenação e gestão, controla 53 unidades industriais. Deste número, 26 foram inauguradas e destas, 22 estão em funcionamento, parte das quais, foram ontem visitadas pelo Presidente da República. Hoje, estas unidades absorvem 1366 trabalhadores directos. Para a implantação das infra-estruturas gerais da ZEE, a SIIND investiu 472.953.730 dólares.
A visita do Presidente da República à ZEE começou pela Vedatela, uma das 22 unidades controladas pela SIIND, e estendeu-se a outras nove unidades industriais dos mais diversos sectores.