A informação foi avançada nesta Segunda-feira, pelo Sub-Director Geral para Inovação e Estratégia de Negócio do Porto de Barcelona, Santiago Garcia-Milà, durante a visita efectuada pelo PCA da ZEE, Manuel Francisco Pedro, àquele que constitui dos maiores e mais importantes Portos do Mar Mediterrâneo e da Europa.
Santiago Garcia-Milà, apresentou in loco ao PCA da ZEE, a imponência do Porto de Barcelona, desde os aspectos técnicos, Plano Estratégico, resultados económicos, às infraestruturas marítimas e terrestres do gigante portuário, numa visita guiada de aproximadamente duas horas. Na ocasião o Responsável do Porto de Barcelona manifestou a vontade em fortalecer a cooperação com a ZEE Luanda-Bengo e fruto desta parceria acrescentar vaor e competitividade à economia angolana.
“ Aqui estamos muito contentes por receber essa delegação oficial de Angola, que nos estão visitando e estão visitando também outras instalações em Barcelona, e aqui neste Porto estamos dispostos em colaborar no progresso da cooperação entre as duas Zonas e buscarmos sinergias entre os Portos de Barcelona e a Zona Económica de Angola, para darmos soluções logísticas que acrescentem valor e competitividade à economia angolana, acabando por desenvolver projectos futuros que impliquem o desenvolvimento do próprio país”, afirmou o Sub-Director Geral para Inovação e Estratégia de Negócio do Porto de Barcelona, Santiago Garcia-Milà.
Impressionado com a imponência do Porto de Barcelona em relação à sua cadeia logística, o PCA da ZEE Luanda-Bengo, Manuel Francisco Pedro, avançou que o projecto está de facto em linha com a Estratégia da ZEE Luanda-Bengo de acordo aos pilares que sustentam o seu novo Plano Estratégico. “Dentro do nosso Plano Estratégico temos um pilar dedicado essencialmente à optimização dos nossos serviços e ao aumento dos serviços que disponibilizados aos nossos inquilinos. O que nós queremos é criar novos serviços para os nossos inquilinos e sobretudo serviços de logística, por essa razão estamos aqui em Barcelona no sentido de colhermos experiências e firmarmos parcerias com operadores que de facto têm expertise no ramo da logística e com isso atrairmos os principais actores e empresas que operam neste sector para a ZEE Luanda-Bengo, afim de facilitarmos os processos de importação e exportação por parte das empresas instaladas na ZEE, tendo em conta a nossa transição para Zona Franca”.
Manuel Francisco Pedro que encontra-se em visita de trabalho à Barcelona que iniciou nesta Segunda-feira, tem ainda na sua agenda importantes encontros com operadores do sector logístico, com destaque à CIMALSA, empresa detida pelo Governo Autónomo da Catalunha, que nos últimos 30 anos especializou-se em promover, desenvolver e gerir infra-estruturas e centros de transporte de mercadorias, logística e mobilidade, com a qual vai assinar um memorando de entendimento com vista à apoiar no processo de transição da ZEE Luanda- Bengo para Zona Franca.
Esta visita da ZEE ao porto de Barcelona, caracteriza-se como marcante em relação ao intercâmbio de negócios estabelecido com operadores do mesmo sector de operação da ZEE Luanda-Bengo ao nível do Reino de Espanha.
O Porto de Barcelona, que agrega a componente marítima, industrial, comercial e pesqueira da cidade de Barcelona, é o maior porto do Mediterrâneo em cruzeiros e o quinto do mundo (logo atrás de dois portos caribenhos), devido à grande indústria turística da região. É também um dos dois maiores portos de mercadorias do Mediterrâneo, porque possui a Zona de Atividades Logísticas (ZAL), tem acesso directo ao centro de Barcelona e conexões com os principais portos do mundo.
Em termos de impacto económico, o Porto de Barcelona detém 65mil milhões de euros em comércio exterior, 11.553 milhões gerados, que contribuem em 7,1% do VAB (Valor Acrescentado Bruto) da Região Autónoma da Catalunha. Em relação à sua contribuição social, estão mais de 500 empresas instaladas, contribuindo com um total de 38.000 empregos gerados, 4,5 milhões de passageiros e 16milhões de visitantes. Este Porto representa um ecossistema úiunico no mar mediterrâneo em toda a Europa, apresentando-se como uma capital logística de primeira ordem com especialização industrial, especialização logística, concentração de infraestruturas logísticas: o porto, aeroporto e uma zona logística.