Durante o fórum República Checa – Angola, a delegação angolana liderada pelo Ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, apresentou as oportunidades de investimento no país, com ênfase para a Zona Económica Especial (ZEE) Luanda-Bengo, pelo Administrador Executivo da ZEE, Celso Borja, que realçou o papel deste importante projecto para o alavanque do sector não petrolífero do país.
A ZEE proporciona um ambiente favorável para investidores estrangeiros, e durante o evento, empresários checos estabeleceram contactos nas áreas de energia, indústria transformadora e montagem de automóveis.
O grupo de empresários checos expressou o interesse em participar do processo de infraestruturação da Reserva Industrial de Viana da ZEE e instalar indústrias de transformação e montagem de automóveis. Manifestaram a intenção de replicar a informação recebida pelo Administrador Executivo da ZEE, Celso Borja, no sentido de mobilizar o número máximo de empresas da rede de energia e montagem de automóveis para o projecto ZEE, que consideraram muito atractivo para a expansão de negócios da República Checa no estrangeiro. Esse interesse, demonstra a confiança e o reconhecimento do potencial de crescimento e oportunidades oferecidas pela ZEE Luanda-Bengo, consolidando a parceria económica entre Angola e a República Checa.
Essa interacção entre Angola e a República Checa, impulsiona o conhecimento do mercado angolano pelos empresários checos, fortalecendo as trocas comerciais entre os dois países. A participação das empresas checas será reforçada na próxima edição da FILDA 2023, em Julho, onde terão a oportunidade de demonstrar o seu potencial e conhecer melhor a Zona Económica Especial.