O Vice-presidente e o Secretário-geral da Associação de Desenvolvimento África-Korea (AKEDA), Ki Sik Park e Siwoo Chung, respectivamente, foram esta quarta-feira, 01/06, recebidos em audiência pelo Conselho de Administração da ZEE no Guiché de Apoio ao Investidor (GAI). Em representação do PCA da ZEE EP, o Administrador Amorbelo Sitongua deu as boas-vindas aos visitantes e apresentou a disponibilidade do Conselho de Administração em apoiar os investidores da Coreia do Sul que se pretendem instalar na ZEE ou em outras partes do território nacional. Acompanhados do PCE da Sonangol Holdings, Pinto Arsénio Quinzanga, após ter seguido a apresentação sobre as oportunidades de investimento existentes na ZEE e em Angola, o Vice-presidente da AKEDA considerou o momento como oportuno para o reforço das relações bilaterais entre os dois países e convidou os responsáveis da ZEE para participar no fórum empresarial Angola-Coreia do Sul a realizar-se em breve em Seoul.
O PCE da Sonangol Holdings, Pinto Arsénio Quinzanga, referiu na ocasião que a Sonangol e a AKEDA possuem uma parceria estratégica resultante de um Memorando de Entendimento assinado entre ambas as partes, visando promover as relações económicas entre Angola e a Coreia do Sul. A AKEDA é uma organização supervisionada pelo Ministério de Estratégias e Finanças da Coreia do Sul, com mandato para promover e implementar investimentos daquele país em África. “A nossa missão é encorajar as PME’s coreanas nas áreas da bioquímica e indústria transformadora para virem investir em Angola. Achamos que os obstáculos da língua e da cultura podem ser ultrapassados com joint-ventures e parcerias com as empresas angolanas. Vimos as infraestruturas da ZEE e achamos ser o local ideal para a implementação de projectos industriais. Também temos interesse em trazer empresas para produzir leite em pó, considerando que somos fortes neste aspecto, desde que se criem condições em Angola para estas empresas operarem e explorarem a produção de leite”, afirmou Park, Vice-presidente da AKEDA.
Além do GAI, os responsáveis da AKEDA visitaram as instalações da empresa Ecoindustry, dedicada a produção e exportação de argamassas e cimento-cola. A delegação foi também informada sobre a construção em curso do Centro de Tecnologias Industriais do Ministério da Indústria e Comércio na ZEE, um investimento do Exim Bank da Coreia do Sul avaliado em mais de USD 30 milhões.
Participaram da reunião os Administradores e Directores da ZEE EP.
LUANDA, 02 DE JUNHO DE 2022