Bem-Vindo à ZEE Luanda-Bengo
Endereço: Viana, Luanda
E-mail: info@zee.co.ao
Telefone: (+244) 927-631-531

Embaixadores realçam importância da ZEE na atracção de investimentos

ZEE - Luanda-Bengo > Cooperação > Embaixadores realçam importância da ZEE na atracção de investimentos

Embaixadores realçam importância da ZEE na atracção de investimentos

  • Publicado por: rui.manuel

No âmbito do engajamento das missões diplomáticas na captação de investimentos e na conquista de novos mercados, por meio de uma diplomacia cada vez mais actuante, de acordo com as metas do Executivo, um grupo de embaixadores angolanos visitou a Zona Económica Especial Luanda-Bengo (ZEE), para ter contacto com as oportunidades de negócios disponíveis, a fim de atrair investimentos dos países em que cumprem missão diplomática.

Os embaixadores foram recebidos no Guiché de Apoio ao Investidor (GAI) pelos membros do Conselho de Administração da ZEE EP. No GAI, tiveram a oportunidade de acompanhar uma apresentação sobre a ZEE e o seu crescimento desde 2018 em termos de unidades produtivas e criação de novos postos de trabalho para a juventude, fruto das medidas implementadas pela actual Administração. Os embaixadores visitaram várias unidades industriais na ZEE, muitas delas iniciaram recentemente a produção e oferecem empregos a centenas de jovens. Tratam-se da Gulkis (dedicada à produção de lacticínios), BD Solupráfia (dedicada à produção de sacos de ráfia), Medvida (dedicada à produção de materiais de uso hospitalar), Kaheel Agriculture (dedicada à montagem de tractores e alfaias agrícolas), Plastcon (dedicada à produção de materiais plásticos e embalagem) e a Ecoindustry (dedicada à produção de cimento-cola e argamassas).

Na sequência da visita os diplomatas mostraram a sua satisfação pelos avanços observados na actuação da ZEE. Para o Embaixador de Angola no Reino Unido e Irlanda do Norte, Geraldo Nunda, “é uma visita muito importante. Gostaria de agradecer a oportunidade que o MIREX e a ZEE nos proporcionam para tomarmos contacto com as acções que têm sido implementadas no âmbito industrial e agrícola. Pensamos que estão aqui dados os primeiros passos para nos tornarmos um país cada vez mais industrializado. Chamou-nos atenção a produção local em curso, nomeadamente de sacos de ráfia, produtos hospitalares, lacticínios e outros”. Considerou que “a diplomacia económica é uma vertente das relações exteriores para trazer investimentos para o país”.

Eduardo Octávio, Embaixador de Angola no Rwanda, realçou a importância da visita, tendo “agradecido o MIREX, a AIPEX e a ZEE por proporcionar aos embaixadores esta oportunidade de visitar esta zona económica especial onde estão a ser implantadas fábricas importantes que vão contribuir para a diversificação da nossa economia”, disse. O diplomata disse que “o mais importante é promover a diplomacia económica para captar investimentos e também promover as exportações”.

A visita foi promovida pelo Ministério das Relações Exteriores (MIREX) em parceria com a Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX).

Ver fotos: https://www.facebook.com/481322741916924/posts/pfbid031jsA6uebgnoPkNbHkr215C2GQCXe1PgYzwiKTyEEK9LRNKV7L4P97k26BtS76tgal/?sfnsn=mo