A Governadora da província de Luanda, Joana Lina, visitou esta quarta-feira, 02.06, a Zona Económica Especial Luanda-Bengo, no âmbito de um conjunto de visitas efectuadas ao município de Viana.
Foram constatados os projectos desenvolvidos naquele perímetro industrial, bem como as preocupações da zona e dos investidores, numa visita que teve como objectivo principal avaliar as pontencialidades existentes na ZEE e aumentar as sinergias de trabalho entre a sua administração e o Governo da província de Luanda, principalmente no que tange a assuntos administrativos que afectam directamente os empresários.
Na ocasião, Joana Lina reiterou a preocupação dominante de S. Exa. Presidente da República relativamente à melhoria do ambiente de negócios no País e garantiu “trabalho, cooperação e a máxima abertura” para que as coisas aconteçam, e o que os empresários que investem naquele município podem contar com o apoio do Governo de Luanda.
“Se Viana é onde podemos destacar como principal Pólo de Desenvolvimento Industrial então, as autoridades locais têm de estar preparadas também para participar e emprestar a sua cota parte nesta melhoria do ambiente de negócios”, disse a Governante.
Todas as questões colocadas pelos empresários da ZEE, segundo Joana Lina, encontam-se ao alcance de serem solucionadas e que apenas com uma melhor coordenação entre as estruturas que estão ligadas ao investimento privado, poderão ser alcançados resultados superiores àqueles actualmente apresentados, sendo esta, a direcção onde será colocada a maior atenção por parte do Governo de Luanda.
Já o PCA da ZEE, Eng.º. António Henriques da Silva afirmou ter sido uma visita positiva, ao passo que “Tivemos a oportunidade de mostrar a Sra. Governadora o que é que está a acontecer na Zona Económica Especial e demonstrar mais uma vez a importância e o papel das sinergias que podem ser criadas entre a ZEE e os munícipes de Viana, que é no fundo o espaço em que a ZEE está”
Na Zona Económica Especial a delegação visitou quatro unidades industriais, nomeadamente Kaheel Agriculture, Nexime Technology, Medvida e Yoniben, que operam respectivamente nos ramos da agricultura, tecnologia, saúde e indústria alimentar, esta última sendo uma nova fábrica de massa alimentar, em fase de testes para iniciar a operar dentro de algumas semanas.
Em sede da articulação institucional, foi ainda visitado o espaço que está a ser criado na ZEE com o objectivo de apoiar os empresários em termos de licenciamentos, registos, e outros serviços úteis. As obras de melhorias do referido Gabinete de Articulação Institucional tem a sua conclusão prevista para o mês de julho 2021. “Nós queremos congregar tudo isto num espaço e certamente que com este passo que está a ser dado e contando com o apoio institucional da Sra. Governadora mais nos aproximaremos todos dum ambiente de negócios mais propício”, afirmou o PCA da ZEE.
O município de Viana tem aproximadamente 3 milhões de habitantes, sendo o mais populoso da província de Luanda, e tem os maiores parques industriais do país, nomeadamente a ZEE e o Pólo Industrial de Viana.
Estiveram ainda presentes na visita o Vice Governador de Luanda Para a Área Económica, Dr. Lino Kienda Sebastião, Membros do Conselho de Administração da ZE EP, o Administrador do Município de Viana, Arquitecto Manuel Marques de Almeida e o Director Municipal de Promoção de Desenvolvimento Integrado de Viana, Dr. Dorivaldo Adão.
DIRECÇÃO DE COMUNICAÇÃO E MARKETING – ZEE Luanda-Bengo