Mais de 60 embaixadores residentes no país visitaram, durante quatro dias, Zona Económica Especial (ZEE) Luanda-Bengo, para constatar as condições existentes no maior empreendimento industrial em território nacional e contribuírem na mobilização de investidores dos respectivos Estados face às oportunidades identificadas.
Durante três intensos e consecutivos dias de trabalho (12, 13 e 14 de Abril), o PCA da ZEE e da AIPEX, Engº António Henriques da Silva, procedeu à apresentações sobre as oportunidades de investimento em Angola e na ZEE aos membros do Corpo Diplomático acreditados na República de Angola.
O grupo composto pelos Decanos de Embaixadores Residentes e Não-Residentes na República de Angola visitaram a ZEE no primeiro dia de actividades, tendo também testemunhado a cerimónia de abertura presidida por S.E. Secretário de Estado para Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Embaixador Domingos Custódio Vieira Lopes.
Tratam-se de S.E. Najah Mohamed, Decano Geral, Embaixador do Estado da Palestina; S.E. Josphat Kuanda Mairaka, Decano Regional da África, Embaixador do Quénia; S.E. Piotr Josef Mysliwiec, Decano Regional da União Europeia, Embaixador da Polónia; S.E. Khalid Ali Bin Ghalaittah, Decano Regional dos Países Árabes, Embaixador dos Emirados Árabes Unidos; S.E. Ester Gloria Armenteros Cardenas, Decana Regional da América, Embaixadora de Cuba; e S.E. Vu Minh, Decano Regional da Ásia, Embaixador do Vietnam.
A cerimónia de abertura contou também a presença dos Secretários de Estado do Planeamento, Dr. Milton Reis, e do Comércio, Dr. Amadeu Nunes Leitão, e do PCA da AIPEX e da ZEE EP, Engº António Henriques da Silva, que proferiu as palavras de boas-vindas aos visitantes e fez a apresentação das oportunidades de investimento privado em Angola.
No último dia, S.E. Téte António, Ministro das Relações Exteriores, procedeu ao acto de encerramento. Cerca de 20 empresas mostraram os seus produtos na 1ª Feira de Produtos Feitos na ZEE, organizada em paralelo às visitas dos Embaixadores.
RESUMO DO TOUR DIPLOMÁTICO
No primeiro dia do Tour Diplomático à ZEE, 12 de Abril, o grupo de Decanos dos Embaixadores visitou as unidades industriais Kaheel Agricultura Angola, especializada na montagem de tractores e alfaias agrícolas; a Nexime Technologies, fabricante de telemóveis e tablets, a United Steel, especialista na produção e transformação de aço; e a Nice South Atlantic, fabricante de detergentes em pó da marca Fasclean e Diao.
O grupo de Embaixadores da Europa visitou no segundo dia do Tour Diplomático à ZEE, 13 de Abril, as unidades industriais Medvida, fabricante de materiais hospitalares, especificamente, comprensas de diferentes tamanhos, peças de gazes, ligaduras de diversos tipos e especificações; e a Ninhoflex, fabricante de colchões. Ainda no dia 13 de Abril, à tarde, o grupo de Embaixadores da África e do Médio Oriente, visitou as unidades industriais Plastcon, fabricante de materiais descartáveis e plásticos; Kaheel Agricultura Angola, especializada na montagem de tractores e alfaias agrícolas; e a Nexime Technologies, fabricante de telemóveis e tablets.
O grupo de Embaixadores da América e Ásia, visitou no terceiro e último dia do Tour Diplomático à ZEE, 14 de Abril, as unidades industriais Gulkis, produtora de lacticínios, especificamente de leite pasteurizado e leite condensado; a Ecoindustry, fabricante de cimento cola, e a BD Solupráfia, produtora de sacos de ráfia.
De realçar que todos os empreendimentos visitados pelos Embaixadores, com excepção da Ninhoflex, são investimentos privados instalados na ZEE desde 2018 à 2020.
Por: Rui Matata Manuel