Bem-Vindo à ZEE Luanda-Bengo
Endereço: Viana, Luanda
E-mail: info@zee.co.ao
Telefone: (+244) 927-631-531

Streit Group avança com negociações para instalação de linha de montagem de veículos automóveis pesados e blindados em Angola

  • Publicado por: ZEE

O Presidente da companhia líder mundial em produção de veículos blindados, o empresário Guerman Goutorov e sua delegação negociaram esta semana (à 16 de Novembro), questões relacionadas com a instalação de uma unidade de montagem de automóveis pesados e veículos blindados em Angola, na Zona Económica Especial Luanda-Bengo, em audiência concedida pelo Presidente do Conselho de Administração da ZEE EP, Eng.º. António Henriques da Silva, em que participaram membros do Conselho de Administração da ZEE EP e da AIPEX, e responsáveis do Streit Group.

As boas condições de investimento e de instalação para produção industrial encontradas no País e especialmente na ZEE Luanda-Bengo, são das razões que atraíram os investidores do Streit Group para a fase das negociações decisivas para a instalação da companhia em Angola.

Guerman Goutorov afirmou estarem esclarecidas algumas questões para a implementação do seu projecto, e garante que até ao final de 2020 já terão os processos relativos à questões jurídicas, impostos aduaneiros, questões comerciais e estudo de viabilidade concluídos para que se possa dar início à fase de implementação da indústria no país angolano. “Tínhamos algumas questões relativamente ao processo de investimento por esclarecer e também já o fizemos, nós achamos que teremos a nossa decisão até ao final do ano para uma data da instalação da fábrica aqui em Angola”, afirmou o empresário.

O PCA da ZEE EP garantiu que da Zona Económica Especial Luanda-Bengo tudo está pronto para se fazer a instalação da fábrica, e que o processo corre a ritmo satisfatório face a reacção expressa do grupo empresarial de manifestação de interesse, após a primeira visita realizada em tão pouco tempo no fim do passado mês de Setembro de 2020. “Se nós considerarmos que da primeira visita até a segunda passou-se um curto espaço de tempo, há aqui uma demonstração clara de interesse mútuo, que esperamos que se vá concretizar em termos de priorização de projectos”, disse António Henriques da Silva.

A companhia prepara-se para injectar mais de 30 milhões de dólares na indústria angolana, garantindo a criação de novos empregos e de novas indústrias complementares, sendo uma chave para redução extrema da importação de veículos especiais produzidos pelo Streit Group, como afirmou o seu Presidente, Guerman Goutorov. O mesmo sublinhou ainda que “as condições oferecidas são boas, mas o mais importante é que os produtos que se vão produzir sejam de interesse para a economia do país, e há sempre espaço para negociação”.

Na primeira fase o projecto vai gerar de 200 a 400 postos de trabalho que poderão aumentar até 1000 postos de trabalho, na zona industrial da ZEE Luanda-Bengo, para produção de veículos táticos militares, veículos blindados de luxo e para fins especiais, veículos para transporte de valores e de passageiros em serviços protocolares e particulares, além de veículos para uso em áreas de difícil acesso, como em regiões agrícolas, desertos e terrenos arenosos.